Oficina de Pinhole na CCMQ

29/12/2012

Pinhole

“Uma câmara estenopeica ou câmara pinhole é uma máquina fotográfica sem lente. A designação tem por base o inglês, pin-hole, “buraco de alfinete” e é usada para referir a fotografia estenopeica. Este tipo de fotografia é uma prática econômica e simples pois utiliza uma caixa qualquer em que a luz não penetre”. (Wikipedia)

A construção da minha Canon 5D foi um processo lento – hahaha – fazer o buraco perfeito sem furar – algo menor que a ponta de uma agulha é um trabalho que precisa de paciência – algo que quem me conhece sabe que eu não tenho! Hueheueh! Mas no fim, com a mão leve e uma lixada, saiu um furo de 14mm F/2.8! Te mete! :D

Pinhole

A oficina é MEGA legal e cansativa! O laboratório é no terceiro andar da CCMQ e as fotos foram tiradas no sétimo! Ou seja, era subir (pular a janela e infringir a lei kkkkkk), descer, revelar, colocar papel na “câmera”, subir de novo e assim por diante… E nem conto que era aquela semana dos 40 graus! Mas sorte (ou azar) o dia estava nublado!

Pinhole

O difícil é acertar o tempo de exposição, essa primeira deixei com um pouco mais de dois minutos e acabou queimando!

pinhole_01

Essa segunda diminui um pouco o tempo de exposição, mas quis ficar segurando a máquina, na hora que meu professor viu já avisou que ia dar errado! Hahaha! E deu! :P

Pinhole

E por fim, depois de uns 5 erros, duas saíram mais ou menos certas! :)

pinhole_03

pinhole_04

Mas confesso que o AMOR de verdade pelas minhas fotos aconteceu no dia que fiz a inversão de cores/posição – fiquei chocada com o resultado! A foto fica perfeita! E com um efeito antigo lindoooo de morrer! Apaixonei! <3 Sério mesmo, dá pra acreditar que essas duas fotos saíram de uma lata de nescau com um micro furo? pinhole_05

pinhole_06

Essa é outra oficina que quero fazer de novo! Meu professor vai me chutar lá do Mário Quintana daqui a pouco! Hueheueheueheuh!

Comentários!
  1. Lou (Responder)
    05/01/2013

    Pin Hole é muito amor mesmo, eu participei de uma oficina a muito tempo atrás e nunca mais fiz nada relacionado porque sem laboratório não da para revelar, né?
    Olha as minhas: http://www.flickr.com/photos/lrrrn/5131569426/in/set-72157628008948661/

    Pena que aqui em Brasília não encontro mais oficinas e cursos assim.