Nova Digitalização das Fotos da Pentax K1000

04/03/2013

Há alguns dias atrás fiz um post mostrando as fotos digitalizadas da Pentax K1000 – e neste mesmo post falei sobre as sujeiras que tinham ficado no negativo. Pois bem, decidi ir reclamar na Fast Color e perguntar o porque do serviço mal feito.

O atendente, sem falar muito pediu meu negativo novamente e ficou de refazer o serviço (para o outro dia no final da tarde)More foi lá buscar e não estava pronto! Prometeu para alguns dias depois (mas que iria ligar antes pra avisar). Passou quase duas semanas – resolvi ir lá – quando cheguei, estava pronto, mas ainda não tinham gravado no CD.

Bom, nunca mais vou lá. Estava bem feliz porque tinha achado um laboratório na minha cidade (pois ir para Porto Alegre nem sempre é fácil)… Mas não dá pra contar com um lugar que trata suas fotos de qualquer jeito (mesmo elas não sendo tudo aquilo).

Fiz o antes e o depois (todas foram salvas no mesmo tamanho e qualidade, como estavam no CD). Algumas melhoraram um pouco, outras ficaram piores! O_o

Na oficina de revelação que fiz na CCMQ ano passado, o professor ensinou a gente a tratar o negatico COM TODO O AMOR DO MUNDO, limpar ele bem, deixar secar, passar um pano fofo pra tirar poeira – enfim… Tô desejando muito um scanner pra eu mesma digitalizar meus negativos daqui pra frente! :P

(É só arrastar a barrinha pra ver o antes e depois – ou clicar nas palavras abaixo das fotos!)

Comentários!
  1. Puxa!
    É tão chato quando a gente cria uma expectativa pelas fotos e elas não saem como gostaríamos… Pior ainda se a culpa foi do laboratório e não sua!!! =(
    Sabendo disso, nem vou tentar revelar meu filme aqui em Esteio… Vou me tocar até Poa também. Pessoal daqui sem cuidado nenhum com os negativos alheios!

  2. tamara (Responder)
    05/03/2013

    Fiquei impressionada com a diferença, principalmente em algumas fotos. É pra ficar revoltada mesmo! =/

  3. Rezinha (Responder)
    05/03/2013

    Que descaso desse lab… Pelo menos algumas melhoraram agora! Mari, vc sabe limpar os negativos?? Eu tenho um scanner de negativos que comprei pra digitalizar as fotos antigas da família, mas a grande maioria está com fungos e eu não faço ideia de como recuperá-los…

    • Mari (Responder)
      05/03/2013

      Rezinha!

      Infelizmente não sei como tirar o mofo, mas dá uma olhada neste tópico, será que ajuda?
      Aqui também falam a respeito! :)

      Fiquei curiosa pelo seu scanner! É fácil de usar? Consegue salvar a foto em .jpg em uma qualidade legal? Tô doida pra comprar um! :D

  4. Rezinha (Responder)
    07/03/2013

    Mari, meu scanner de negativo é da marca Wolverine e ele scaneia diretamente num cartão de memória (tem foto do scanner no meu IG), é bem fácil de usar, veio 2 bandejas, uma pra negativo e uma pra slide. O tamanho da imagem não lembro agora, depois te conto, mas a qualidade fica legal sim! =D

    Na agência onde eu trabalhava tinha um scanner de mesa normal, e que tinha um acessório a parte pra scanear negativos… Esse era bem melhor, pois scaneava no computador e tinha mais opções de ajustes e tal.

    Qto a retirada do mofo, vou tentar esse técnica de lavar em água corrente (medo)… Não entendo nada dessas químicas de revelação, rs… Obrigada!!!

    • Mari (Responder)
      08/03/2013

      Rezinha,

      Você PRECISA criar um blog, sério!
      Queria ver postagens sobre esse tipo de coisa – escritas por você! Sobre seu scanner, sobre as câmeras, revelações, xícaras, artesanato… Haaaaa!
      Cria um, vai?!

  5. Rezinha (Responder)
    11/03/2013

    Mari, sou muito preguiçosa… Já comecei e fechei vários blogs… Não tenho muita paciência de criar conteúdo, prefiro ler o dos outros, rs! =)

  6. […] Um post para amar: Nova digitalização das fotos da Pentax K1000 […]